Vive-se o século das relações.
Seu maior desafio obriga ao homem a melhoria da qualidade de convivência. É preciso ampliar os limites de tolerância que vêm diminuindo a passos largos no dia a dia das relações entre indivíduos, povos e nações.
É preciso mudar, transformar valores, exercer a capacidade de fazer escolhas. O homem está descobrindo que seu projeto de vida é o desdobrar de sua consciência para vôos mais altos, mais abrangentes; é a busca, o resgate da ética, da ética da diversidade, onde conviver com as diferenças é sua nova maneira de ser e estar no mundo. O homem precisa ser a mudança que deseja ter no mundo.
A Doutrina Espírita traz o estudo e a discussão destas questões, provoca a reflexão dos valores estabelecidos, convida ao aprendizado, à reforma de comportamentos e condutas, e propõe soluções no mais além.
O ICEB seguindo esta orientação vem buscando o desenvolvimento do homem integral no desempenho de suas atribuições, através de:
Atividades Didáticas
- Instituto de Cultura Espírita do Brasil desempenha suas atividades didáticas aos sábados.
- Na parte da manhã são executados cursos básicos de Doutrina Espírita e Mediunidade, direcionados para principiantes e simpatizantes do espiritismo que desejam conhecer de forma mais efetiva as obras da codificação. Simultaneamente ocorreram os cursos de Esperanto Básico 1 e 2, e o curso de Esperanto Médio – Obras Básicas da Codificação. O Centro Internacional de Correspondência em Esperanto deu prosseguimento as suas atividades iniciadas em 2004.
Na parte da tarde, no horário de13h30min às 14h30min realiza-se o estudo da Codificação da Doutrina Espírita, da obra de André Luiz, do Pensamento de Joanna de Angelis. No horário das 15h00min às 17h00min, são ministradas disciplinas relacionadas à Doutrina Espírita, Filosofia Espírita, Ciência Espírita e Religião Espírita. No mês de julho o ICEB realiza seminários sobre Tópicos da Fronteira do Conhecimento, discutidos à luz do Espiritismo. Tópicos Especiais em Espiritismo são trabalhados no curso de verão ministrado aos sábados, nos meses de janeiro e fevereiro. Atividades de Divulgação em Rádio e TV
- Como parte do esforço de divulgação dos princípios doutrinários, o ICEB mantém na Rádio Rio de Janeiro, AM, freqüência 1400 kHz programas radiofônicos, mantendo debates sobre temas contemporâneos de interesse geral, bem como divulgando atividades e eventos do Movimento Espírita.
“Noticiário do ICEB”
“Pelos Caminhos da Educação”
“Cultura Espírita”
“Encontro com Jesus”
“Musicoterapia e Espiritismo”
“O Despertar de um Mundo Melhor”
Centro de Memória e Documentação Antonio Lucena
- ICEB fundou o Centro de Memória e Documentação Antonio Lucena com o objetivo de disponibilizar para o Movimento Espírita documentação rara sobre a história do Instituto assim como do próprio Movimento Espírita. O projeto encontra-se em andamento e dispõe de documentos raros, documentos produzidos no Instituto e recebidos de várias fontes nas mais diversas mídias. O Centro é formado por Audioteca, Videoteca, Centro de Memória, Biblioteca Zilda Alvarenga, Fototeca. No futuro será disponibilizado na Internet o “Centro de Memória e Documentação Espírita Virtual”, um serviço a ser prestado pelo ICEB para todo o Movimento Espírita.
ICEB Edições
- Instituto de Cultura Espírita do Brasil em cumprimento a sua atribuição de divulgador da Doutrina Espírita, edita livros espíritas através de sua editora ICEB Edições. No ano de 2009, participou da BIENAL DO LIVRO com os títulos:
Lançamento dos Livros Bienal 2009
“Retalhos Psicológicos”- Jorge Andréa
“Os Jesus que eu Conheci” – Cesar Reis
“Pelos Caminhos da Educação vol 2” – Nadja do Couto Valle
“Reflexões” – Nadja do Couto Vale
“Entre Flores e Espinhos” – Telma Regina
- A atividade de divulgação da Doutrina Espírita também é executada através de seu projeto Revista Cultura Espíritacom uma tiragem de 15.000 exemplares distribuídos mensalmente para todo o território nacional.
Atividades de Integração
- O ICEB realiza duas atividades anuais (uma por semestre) de integração e difusão da Doutrina Espírita. Estas atividades podem ser: um Café Literário que conta com a presença de escritores espíritas, expositores do Instituto, com objetivo de debater com o público presente questões relativas à sua produção literária; uma caravana espírita com a visita às Instituições
Oficina Espírita de Ambientação Musical
- O princípio norteador do trabalho é oferecer recursos ao indivíduo que se interesse em utilizar a música como veículo da ação evangelizadora, objetivando a sensibilização ao ideal cristão e a conscientização à luz da doutrina espírita.
As aulas acontecem aos sábados pela manhã e são divididas em três momentos: Teoria e Percepção, Instrumento Musical e Estudo Doutrinário. Este estudo é dinamizado sob três formas que se alternam: Temas que envolvam a arte à luz da Doutrina Espírita; Análise de Letras de Músicas do Movimento Espírita e Aplicação de Vivências que desenvolvem a sensibilidade e a criatividade.Outras Atividades:
- Reabertura do Centro Espírita 18 de Abril (Em breve)
- Estatuto da OBEM (Em breve)